Por Gabriela Biló
Brasília, 20/05/2021 - Minutos após defender, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o uso da máscara como medida preventiva contra a doença, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi flagrado sem o acessório no Senado Federal. Naquele momento, ele deixava uma sala reservada dentro do plenário da comissão para retornar ao depoimento na CPI, que estava em intervalo após bate-boca de senadores.
Antes do intervalo, no depoimento, Pazuello disse que é favorável a medidas preventivas contra a covid-19, mas foi confrontado em seguida com o episódio em que entrou num shopping em Manaus (AM) sem máscara, em desrespeito a recomendações sanitárias de combate à pandemia. Assim como hoje, o general foi fotografado sem o equipamento de proteção. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e foi relembrado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Pazuello tentou justificar e disse que, naquele momento no centro de compras, estava a caminho de um quiosque para comprar uma nova máscara. Segundo a versão do ex-ministro, ele levou o equipamento ao shopping, mas que a máscara teria ficado inutilizável ao ser "pisada" dentro do carro.