Por Amanda Pupo
Brasília, 26/08/2020 - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta quarta-feira (26) acreditar que os leilões dos terminais de granéis líquidos no Porto de Santos (STS08 e STS08A) ficarão para o início do próximo ano. "Não sei se dará tempo de fazer leilão neste ano, acredito que não, mas deverá ser feito no início do ano que vem", disse Freitas sobre os certames, que devem atrair investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão.
Atualmente, as áreas atuam como reguladores do estoque de produção de derivados da Petrobras. Freitas afirmou que a negociação com a Transpetro sobre a não renovação dos contratos atuais foi "tranquila" e que a regra deve valer para todos. "Não tinha porque renovar o contrato da Transpetro. Obviamente a gente sabe da importância disso para a Transpetro, e ela vai entrar na competição como outros arrendatários", disse o ministro.
Segundo ele, a previsão é de que o projeto dos arrendamentos seja protocolado no Tribunal de Contas da União (TCU) em setembro. "O leilão desses terminais mostra que estamos preocupados com o setor de óleo e gás (no Porto de Santos)", afirmou.
Contato: amanda.pupo@estadao.com