São Paulo, 26/08/2020 - As usinas do Centro-Sul do Brasil processaram 46,40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar da safra 2020/21 na primeira quinzena de agosto. O volume é 8,26% maior do que o total de 42,86 milhões de toneladas moídos em igual período do ano passado. Segundo dados divulgados há pouco pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), a moagem acumulada na temporada, até 1º de agosto, atingiu 373,0 milhões de toneladas, crescimento de 6,02% na mesma base de comparação.
O teor de sacarose na cana, medido na quantidade de Açúcar Total Recuperável por tonelada processada (ATR/t), foi de 152,64 quilos (kg) na primeira metade de agosto, 4,46% superior ao registrado no mesmo período da safra passada. No acumulado da safra 2020/21, o ATR atingiu 137,41 quilos, até 16 de agosto.
Para o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "com mais de 60% da safra concluída, o volume de chuvas muito abaixo da referência histórica na região canavieira do Centro-Sul permitiu condições favoráveis à operacionalização da colheita e estimulou a concentração de açúcares na planta, aumentando a quantidade de ATR disponível para fabricação de açúcar e etanol", disse ele, em nota. O executivo ponderou, contudo, que a estiagem ocorrida nos últimos 90 dias e as chuvas das últimas semanas podem "ter afetado de forma diferenciada" o canavial do Centro-Sul. De acordo com Rodrigues, essa condição climática poderá afetar o rendimento da lavoura e a concentração de açúcar a ser observada nas próximas quinzenas.
Segundo a Unica, 261 empresas estavam em operação no período. Na mesma data do ciclo passado, 260 unidades industriais estavam em plena atividade.
Contato: isadora.duarte@estadao.com