Belo Horizonte, MG--(
DINO - 26 set, 2019) -
O crescimento do
e-commerce no Brasil ultrapassou expectativas nos últimos anos. As pessoas cada vez mais usam meio digitais para pesquisar e realizar compras.
O cenário para a
criação de uma loja virtual é cada dia mais propício, principalmente, quando são consideradas as
oportunidades perdidas pelos empreendedores que não estão no ambiente
online.
Ao observar o mercado, é incontestável a mudança no
comportamento do consumidor em relação à metodologia usada nas compras. Cerca de 15 anos atrás, era muito incomum encontrar alguém que usava a internet para realizar compras.
A
Opinion Box em parceria com a
Lett Digital, realizou uma pesquisa para entender a forma que o consumidor se comporta.
Atendimento via e-commerce
O atendimento realizado pelo
e-commerce é muito importante para o consumidor, podendo o levar a comprar novamente em uma
loja virtual.
Quando questionados sobre as
experiências de compra,
79,7% dos respondentes da pesquisa, consideram
boas ou ótimas.
Ainda assim, é importante estar atento aos outros
20,3% que consideram a experiência ruim ou regular. Esses clientes, não voltam a realizar compras
onlines, além de fazer
más recomendações a respeito das soluções que foram oferecidas em páginas na web.
Todo empreendedor deve estar atento a esse fato pois, o
comportamento do consumidor no
e-commerce é influenciado por outras pessoas. Segundo a pesquisa,
84% dos consumidores já desistiram de uma compra
online ao ver os comentários negativos sobre a solução buscada.
Ignorar o que está sendo dito na internet e não amenizar a situação com os clientes insatisfeitos é prejudicial à empresa a longo prazo.
Os consumidores são diretamente influenciados pelos comentários que leem de outros usuários. A confiabilidade de uma loja virtual, é medida de acordo com as avaliações.
Busca por soluções
Quando buscam por soluções, os consumidores costumam recorrer ao
Google como primeira opção.
São realizadas buscas por lojas de seu interesse e
77% dos consumidores
possuem esse hábito.
Ao encontrar um site atrativo,
69,7% dos consumidores costumam pesquisar diretamente no
campo de buscas do site pelo produto desejado. Já
30,3% preferem
conhecer o site, olhando as
categorias disponíveis até que encontrem o produto.
Quando não é encontrada a solução desejada,
75,6% dos consumidores saem do site e
buscam a solução em outro lugar.
Para tornar as opções de busca mais amplas e facilitar que os produtos sejam encontrados nas lojas virtuais, é interessante que eles tenham
descrições bem detalhadas a respeito do que é oferecido. As informações do produto são critérios importantes para
42,3% dos consumidores.
Os consumidores também precisam ver fotos dos produtos antes de
realizar a aquisição. Caso o produto não tenha ao menos
uma imagem,
87,9% não realizam a compra, ainda que se interessem pelas características descritas.
Possuir um
e-commerce é uma situação diferente de ter uma
loja virtual de qualidade. O mercado
online exige que as empresas se destaquem para conseguirem sucesso.
Oferecer os mesmos produtos por menores preços, já não é o suficiente para o consumidor. O convencimento para a realização da compra exige dedicação por parte dos gestores.
Uma
loja virtual que não tenha i
nformações e fotos dos produtos, é considerada menos confiável pelos consumidores. No meio virtual, a
confiança é a primeira questão considerada.
Nesse quesito também estão os comentários de pessoas que já adquiriram produtos anteriormente. Entende-se que produtos que contam com comentários positivos são mais visados.
Usabilidade do site
As
lojas virtuais precisam ser interativas, rápidas e fáceis de serem visualizadas. Quando uma
página demora para carregar, 56,9% dos consumidores desistem de fazer o acesso.
Outra característica que pode fazer o usuário desistir de acessar uma loja virtual, é a falta de responsividade, ou seja, não se adapta aos variados tipos de tela. A dificuldade em clicar nos botões e visualizar os textos e imagens, faz com que o consumidor perca a confiança na loja.
As
lojas virtuais precisam ser planejadas para proporcionar
melhores experiências aos usuários. As informações e conteúdos das páginas devem ser atualizadas, além de ter informações reais sobre o negócio.
Ainda sobre a
usabilidade da loja virtual, o desenvolvedor da plataforma deve ser escolhido criteriosamente para garantir a
boa experiência do usuário, pois erros constantes frustram o usuário, que perde a credibilidade na empresa.
Soluções web confiáveis
A
usabilidade do usuário não pode ser comprometida e para isso, as empresas devem focar em
soluções web confiáveis.
A
Construsite Brasil é referência na
criação de lojas virtuais e
soluções web há mais de 15 anos e conta com uma equipe especializada para oferecer uma experiência compatível com os desejos dos usuários na internet. Visite o site para mais informações!
Website:
https://www.galaxcommerce.com.br/