São Paulo (SP)--(
DINO - 25 set, 2019) -
Na sequência do lançamento dos Princípios do Banco Responsável, celebrado no último domingo (22/09) por 131 dos maiores bancos do mundo, com o apoio da ONU, um grupo menor de instituições signatárias decidiu dar um passo além e assumir metas ainda mais ambiciosas. O Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima foi firmado ontem por 31 bancos, entre os quais Santander, Societe Generale, Standard Chartered, Nordea, ING e BNP Paribas, com o objetivo de dar passos tangíveis para alinhar seus negócios aos objetivos climáticos internacionais.
“Todos nós, empresas, governos e indivíduos, temos a obrigação de contribuir para superar os desafios globais enfrentados hoje, e o clima é um dos mais importantes”, afirma Ana Botin, presidente do Santander – único conglomerado da lista com presença no varejo bancário brasileiro. “Para ter um impacto duradouro nas comunidades e no meio ambiente, cada entidade financeira deve unir-se a esse esforço de mobilização de recursos.”
O Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima é o acordo de maior alcance para engajar o setor financeiro na luta contra o aumento da temperatura média global. O acordo estabelece ações concretas, com prazos determinados, para os bancos aumentarem suas contribuições à luta contra as mudanças climáticas e alinharem suas carteiras aos objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima. As iniciativas incluem:
- Ajustar suas carteiras de crédito de forma a financiar uma economia de baixo carbono, resistente às mudanças climáticas e necessária para limitar o aquecimento global a um nível substancialmente inferior a 2°C, com a ambição de chegar a 1,5°C.
- Adotar medidas concretas, em menos de um ano a partir da adesão ao Compromisso, e utilizar seus produtos, serviços e relacionamento com clientes para facilitar a transição econômica requerida para alcançar a neutralidade climática.
Assumir publicamente a responsabilidade de seu impacto no clima e de seu progresso no cumprimento destes compromissos.
Website:
https://www.unepfi.org/wordpress/wp-content/uploads/2019/09/PRB-Collective-Commitment-to-Climate-Action-18.09.19.pdf