Por Tânia Rabello
São Paulo, 26/07/2019 - Um total de 178 quilos de produtos de ingresso proibido no Brasil foram apreendidos no aeroporto de Guarulhos (SP) entre os dias 17 e 19 de julho, informou há pouco o Ministério da Agricultura, em nota. A ação contou com o trabalho do cão de detecção Thor e três técnicos de fiscalização federal agropecuária. Foram inspecionadas as bagagens de 4.015 passageiros, de 15 voos dos Estados Unidos, da Europa, da China, do Canadá, dos Emirados Árabes, da África do Sul, da Turquia, do Peru e do Chile.
Foram apreendidos em Guarulhos 131,57 kg de produtos em voos procedentes da China, entre vegetais, sementes, pescados, carnes, embutidos e produtos apícolas. Outros 47,14 kg de produtos apreendidos vieram de outros países.
O objetivo, diz a pasta, é prevenir a entrada no País da peste suína africana, além de fortalecer o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) com utilização de inspeção não invasiva de cargas e passageiros (abertura generalizada de bagagens e revista de passageiros com a separação apenas das bagagens suspeitas indicadas pelo cão), visando ao aumento da eficácia, rapidez e segurança da fiscalização.
Contato: tania.rabello@estadao.com