Por Felipe Frazão, Mateus Vargas, Renato Onofre e Tania Monteiro
Brasília, 07/09/2019 - O presidente Jair Bolsonaro quebrou o protocolo e desceu do palanque montado para as comemorações do 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.
A segurança foi pega de surpresa. Atrás do palco, as entradas foram fechadas, e também ocorreu um reposicionamento dos carros oficiais.
Devido à iniciativa de Bolsonaro, o desfile foi paralisado por quase 20 minutos. Ele saiu do palanque assim que o desfile aéreo foi finalizado.
Bolsonaro percorreu a esplanada acompanhado de seguranças e dos ministros Sergio Moro (Justiça), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil). O empresário Luciano Hang, dono da Havan, também o acompanhou.
Bolsonaro cumprimentou o público presente no desfile aos gritos de “mito”. As pessoas presentes também fizeram coro ao ministro da Justiça e gritaram “Moro”. Em vários momentos, Bolsonaro e Moro caminharam abraçados.
Ao fim do percurso, formado por 14 palanques de cada lado da pista, Bolsonaro parou em frente a uma banda militar, pegou a batuta e brincou como se estivesse regendo os músicos.