Releases
27/09/2019 14:11

Projeto promove a contratação de pessoas da Terceira Idade, em Manaus


Manaus/Amazonas--(DINO - 27 set, 2019) - No Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira (27), um dado chama a atenção: o crescimento, no mercado de trabalho, do número de pessoas com idade acima de 60 anos, no Brasil. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Mostras de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação dos idosos no mercado passou de 5,9% em 2012, para 7,2% em 2018. Muitos voltam à ativa, após a aposentadoria. É o caso da maioria das pessoas recrutadas através do projeto "Melhor Idade", do Superatacado Nova Era, de Manaus.

O objetivo do projeto é promover a recolocação, no mercado de trabalho, de pessoas acima de 60 anos ou que estão próximas de completar essa idade. O projeto já promoveu a contratação de 41 funcionários, que atuam em funções diversas nas unidades do supermercado, na capital amazonense. Também mereceu destaque este ano, vencendo o Prêmio "Ser Humano", na categoria Administração, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH AM). A premiação homenageia as empresas e profissionais que dedicam-se à implantação de inovações para a valorização das pessoas e desenvolvimento sustentável, dentro e fora das organizações.

A gerente de Recursos Humanos do Nova Era, Viviane Oliveira, explica que as pessoas contratadas pelo projeto "Melhor Idade" cumprem carga horária reduzida, de forma a permitir que possam ter outras atividades durante o dia. A volta ao mercado de trabalho após a aposentadoria, diz ela, deve-se a vários fatores. Entre eles, o desejo de voltar à ativa e se sentir útil. Viviane ressalta que os idosos agregam características muito importantes ao ambiente da empresa. "Em geral, são pessoas com bastante disposição para a realização das suas atividades, colaborativas, dedicadas e estão sempre buscando oferecer um atendimento diferenciado aos clientes", destacou.

Luciano Nogueira, 70 anos, é um dos idosos que participa do projeto "Melhor Idade". Ele, que há nove meses está trabalhando no supermercado, na área de atendimento ao cliente, conta que após 14 anos de aposentadoria resolveu retornar ao mercado de trabalho, para ter uma ocupação. O principal benefício que sente, com esse retorno, é poder fazer amigos, conversar com várias pessoas diferentes e se sentir útil. "Ter uma atividade e fazer a mente funcionar é muito bom, além de poder contar com um dinheiro a mais para complementar a renda da família", reforça.

Para Luciano, o respeito e o carinho de todos os funcionários e clientes da loja são o grande diferencial da iniciativa. "Por mais que em algum momento a idade nos limite de fazer algo, todos nos tratam como iguais, nos ajudam e são compreensivos. Isso é muito bom em um ambiente de trabalho", frisou.


Website: https://supernovaera.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso