Jacareí, SP--(
DINO - 07 out, 2019) -
O atendimento de saúde na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Dr. Thelmo Almeida Cruz, em Jacareí, tem registrado evolução constante nos números de atendimento, tanto na ala adulto, quanto na ala infantil.
A análise gerencial divulgada pela entidade que realiza a gestão da UPA mostra um comparativo entre o primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, houve um crescimento de 24,4% no número de atendimentos mensais realizados, passando de 15.863, em 2018, para 19.737 neste ano.
“Os atendimentos são monitorados diariamente para o gerenciamento da performance do tempo de atendimento ao usuário, desde a recepção do paciente, passando pelo acolhimento - com classificação de risco conforme protocolo interno, até o atendimento médico”, explica o Coordenador da Unidade, Devaney Pereta.
A ala adulto conta com quatro consultórios médicos, 12 leitos de observação - divididos entre feminino e masculino, quatro leitos para emergências, 20 leitos de medicação, um leito de isolamento e um médico exclusivo para atendimento às emergências, além de dois enfermeiros exclusivos para acolhimento e triagem dos pacientes.
Já na ala infantil há quatro consultórios médicos, 10 leitos para observação, dois para emergências, um para isolamento, 12 leitos para medicação e um enfermeiro exclusivo para acolhimento e triagem infantil.
A unidade dispõe também dos serviços de Raio X, laboratório clínico externo e duas UTI’s Móvel para emergências e remoção de pacientes. “Estamos em processo de acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Trata-se de uma avaliação da qualidade dos serviços oferecidos na área da saúde, que busca melhorias constantes e alcance da excelência nos processos de atendimento ao paciente”, explica a Coordenadora Assistencial da Unidade, Nádia Leite.
A gestão da UPA é realizada integralmente pela Sociedade Beneficente Caminho de Damasco - SBCD. É de responsabilidade da entidade, sob supervisão da Prefeitura, toda a gestão de funcionários, contratação de médicos, manutenção de equipamentos, compra de materiais e todas as outras necessidades para oferecer um atendimento de qualidade à população. “A premissa da nossa gestão é a priorização do atendimento humanizado ao paciente e, para isso, oferecemos educação continuada aos nossos profissionais visando a melhoria contínua do atendimento, além de qualificação em todas as áreas necessárias para o bom andamento da unidade”, finaliza o Diretor Técnico responsável pela UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, Dr. Danilo Blanco.