São Paulo - SP--(
DINO - 07 out, 2019) -
A produtividade é uma questão complexa para as empresas de diversos segmentos e portes. Segundo estudo da
Workfront, empresa de tecnologia norte-americana, apenas 40% do expediente é de fato produtivo. Diante desse cenário, as empresas, que desejam bons resultados e rendimentos em sua equipe, precisam promover o engajamento do público interno e utilizar técnicas diferenciadas.
Não existe segredo ou mágica para aumentar a produtividade, mas organização de tarefas, aprimoramento da comunicação interna e ferramentas de gestão de projetos são ótimos caminhos para as empresas.
Além dessas opções, existe uma tendência ainda mais inovadora: a gamificação. Com um nome que deriva de jogos (
games), a técnica une engajamento e reconhecimento em jogos motivacionais e pode ser utilizada no ambiente corporativo para otimizar a produtividade.
Os jogos podem ser personalizados de acordo com o objetivo da instituição e oferecer categorias de motivação, como pontuação, regras, atividades desafiadoras e recompensas para os colaboradores que se destacarem.
Gamificação aplicada no dia a dia
A gamificação pode ser usada para situações específicas, como treinamentos e reuniões. A Seppo, empresa finlandesa referência na criação de jogos corporativos e educativos, desenvolve plataformas customizadas visando criar um ambiente de engajamento alinhado ao objetivo proposto pelo cliente.
A
Galderma, empresa de dermatologia estética do grupo
Nestlé, por exemplo, utilizou a
plataforma de gamificação da Seppo durante uma convenção realizada no Brasil. “
A ferramenta foi utilizada para reforçar os conceitos apresentados e aumentar o nível de entendimento sobre os tópicos aprendidos nos treinamentos. O jogo incluía dois tópicos complexos de aprendizado, elaborados com base nos conceitos de gamificação”, Wagner Komesu, diretor de operações e qualidade da Nestlé Skin Health/Galderma.
Outras instituições realizaram um trabalho de interesse à comunidade. Para divulgar a importância da conservação da natureza, a World Wide Fund for Nature –
WWF, organização que fomenta a preservação ambiental, desenvolveu lições na plataforma Seppo a alunos entre 9 e 16 anos.
Essi Aarnio-Linnanvuori, especialista em Educação Ambiente da WWF finlandesa, comenta sobre o sucesso desse projeto. “
Os alunos gostaram muito do material e recebemos agradecimentos pela versatilidade do método. Os professores ficaram animados com a proposta e a plataforma Seppo é muito fácil de usar”.
Resultado para o cliente
A
gamificação torna o ambiente mais descontraído e incentiva os colaboradores a buscar mais resultados. Outro ponto positivo é capacitação e aprendizado por meio de estratégias de jogos.
“
Em situações reais, as pessoas tendem a evitar riscos e ir por um caminho seguro. Mas, ao jogar, geralmente só se pensa em ganhar e buscar novas respostas e soluções”, é o que destaca Riku Alkio, professor e CEO da
Seppo, sobre os efeitos da gamificação. “
É isso que define os jogos: participar de forma efetiva, ser desafiado, reagir diante de uma ação e obter um feedback e recompensa de forma imediata. Esse processo mantem o jogador ativo e motivado”.
Esse cenário de estímulo e engajamento impacta diretamente os clientes, pois o alto nível de satisfação e melhoria de processos internos podem expandir o faturamento. Pesquisas conduzidas pela consultoria
Gartner concluíram que a receita de instituições que utilizam a gamificação teve 250% de aumento em comparação aos demais concorrentes que não implantaram o modelo.
Website:
https://seppo.io/pt/home/