São Paulo, SP--(
DINO - 07 out, 2019) -
A maioria dos segmentos de mercado estão cada vez mais acirrados e competitivos, e o caminho que as empresas têm encontrado para prosperar é tornar sua operação cada vez mais eficiente. Isso significa ter que entregar mais valor aos clientes ao mesmo tempo que se reduzem custos.
Para cumprir objetivos tão desafiadores, as empresas têm apostado em tecnologia e inovação. Por exemplo, ferramentas para automação e controle de atividades e processos, que reduzem trabalhos manuais e erros, fazem toda a diferença nos resultados.
O problema é que, em negócios que já atuam em alta eficiência, com atividades produtivas e comerciais sofisticadas e complexas, desenhadas especialmente para as necessidades específicas daquela empresa, nem sempre os sistemas “padrões” de mercado estão prontos para resolver os desafios que a empresa enfrenta, e muitas vezes nem mesmo se encaixam aos outros sistemas e processos do negócio. Isso muitas vezes inviabiliza a inovação, pois tentar se adaptar a um sistema que não se encaixa e nem resolve satisfatoriamente os problemas mapeados, pode vir a trazer mais perdas do que ganhos.
Um caso de êxito a se destacar é o da Ericsson Brasil, líder em plataformas digitais e em redes móveis no Brasil e no mundo. Os gestores do setor logístico da companhia buscavam novas soluções para promover ganhos de eficiência em sua operação que os atendessem em diferentes demandas. A empresa adotou a “Open Innovation”, uma forma de inovação aberta que vem sendo utilizada por grandes empresas. Após um rigoroso processo de seleção e intenso trabalho em cooperação, a startup Aware Logistics (https://www.awarelog.com/) desenvolveu e personalizou sua tecnologia para atender com precisão as necessidades da Ericsson, tornando-se fornecedora do sistema de gestão logística da planta fabril que a empresa sueca mantém em São José dos Campos há mais de 60 anos.
A solução TAS (Transportation Automation System) plataforma de TMS para embarcadores da AWARE, demonstrou um enorme potencial em automatizar processos e reduzir custos relacionados à gestão de transportes e entregas da multinacional. Em decorrência disso, a Ericsson já iniciou o processo de implementação dessa solução brasileira em diversos outros países, como México e Bolívia, e outras operações no mundo também estudam sua adoção.
Isso se deve à importância que as lideranças do setor logístico da Ericsson têm dado a buscar maneiras inovadoras de melhorar suas atividades e transformar a forma como é vista a logística. “Muitas empresas embarcadoras encaram a logística como uma área secundária às atividades principais, que apenas geram custos. Mas ao contemplar sua relevância, tanto na composição de custo dos produtos, quanto na oportunidade de encantar o cliente, ter uma operação logística mais eficiente que a dos concorrentes se torna um importante diferencial estratégico”, afirma Henrique Fischer, co-fundador da startup Aware Logistics.
A Aware Logistics foi anunciada como uma das “Top20” startups de logística do país, tendo recebido investimento pelo fundo Bossanova em parceria com o BMGUptech, o maior programa de investimento em startups nascentes em logística. A startup se posiciona como uma fornecedora de tecnologias de gestão logística mais eficientes e ajustadas à realidade da empresa contratante.
Ao oferecer módulos exclusivos de gestão e controle, a gestão de pessoas e tomada de decisões se torna mais efetiva. Através de abordagens inovadoras para automação de processos, a necessidade de efetivo reduz gerando uma economia significativa e redução de erros. Com métodos de otimização de rotas de entrega utilizando inteligência artificial e plataformas de facilitação de cotações e pregões, os gastos efetivos com transportadoras podem reduzir significativamente.
Mas o grande diferencial, de acordo com os fundadores da Aware, não são os módulos exclusivos, mas sim o intenso esforço em estudar e mapear os reais problemas e oportunidades de cada operação que adotará o sistema, para que estes sejam preparados e integrados de forma a atender com excelência os processos da empresa contratante. Assim, a Aware oferece aos líderes do setor logístico de forma gratuita, uma análise completa da sua operação, apontando riscos, oportunidades e melhores práticas do mercado. Então mesmo quando não há a contratação dos sistemas da empresa, a relação é sempre positiva, pois ambos os lados aprendem muito e podem se preparar melhor para os próximos passos em direção ao “estado da arte” da gestão logística do futuro.
“Quando clientes comparam os custos de se ter um sistema personalizado de alta eficiência aos custos de se ter um sistema convencional ou mesmo nenhum sistema, levando em conta todos os ganhos esperados, a vantagem fica muito clara. Essa é a receita de sucesso de sistemas como SAP, Sales Force e outros sucessos globais: Alocar esforços em realmente atender as necessidades do cliente, ao invés de simplesmente entregar uma ferramenta padrão, que só vai resolver parcialmente o problema e ainda gerar novos. A diferença da Aware no entanto, é que buscamos manter preços competitivos mesmo quando comparados com outras ferramentas menos eficientes, devido ao nosso modelo ágil de preparação, concebido como fundamento desde a criação da startup” afirma Henrique.
Ao que tudo indica, o mundo da logística está se transformando rapidamente e não só grandes empresas buscarão ferramentas mais adequadas e eficientes para a sua operação, ao invés de uma ferramenta “de prateleira”. E esses investimentos logo se justificam quando ficam claras as enormes economias para a empresa, além dos ganhos atingidos pela satisfação do cliente quando toda a empresa funciona em altos níveis de excelência através de sistemas eficientes, reduzindo erros e gargalos para o seu crescimento. E no fim das contas, esses serão os detalhes que definirão as empresas que se consolidarão na próxima década, e as que deixarão de existir.
Website:
https://www.awarelog.com/