Enquanto o mais recente ranking global de competitividade do Fórum Econômico Mundial, divulgado no dia 9 passado, colocava o Brasil apenas na 71ª posição (de um total de 141 países), o programa de estudos de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, destacava a importância da pesquisa interdisciplinar para o desenvolvimento do País.
Na quinta-feira, dia 10 de outubro, a instituição realizou o seu 12º Encontro de Pesquisa. No palco, pesquisadores demonstraram como a combinação das diferentes áreas do saber é essencial para a criação elementos que depois serão usados por empresas (e pela própria academia) para a criação de produtos que atendam melhor às demandas da sociedade. Isso porque vivemos em um mundo interdisciplinar. As empresas que obtém mais sucesso hoje são aquelas que entendem isso.
"Se nós não dermos a atenção para a construção de conhecimento para inovar, para ajudar a pensar, nós não poderemos avançar em termos de civilização, de humanidade", explica a professora Ana Maria Di Grado Hessel, organizadora do evento. "É preciso que as pessoas conheçam mais, para que possam pensar melhor e mais criticamente."
"É a nossa missão, o que a gente faz aqui dentro", afirma Ítalo Santiago Vega, professor que coordenou uma das mesas do evento. "O debate e a conversa a respeito de ideias sempre são oportunos, e o meio acadêmico é o espaço reservado exatamente para que isso aconteça."
"A pesquisa acadêmica tem a vantagem de ser independente, na medida em que você pesquisa o que tem vontade de pesquisar", explica o professor Hermes Renato Hildebrand, que também coordenou uma mesa no evento. Ela caminha, portanto, lado a lado com a realizada pelas corporações. Sem a primeira, a segunda aconteceria de maneira muito mais lenta e onerosa para as empresas, e algumas das maiores inovações da humanidade talvez jamais acontecessem.
"Não dá mais para olhar o mundo sob o aspecto de uma especificidade, de uma temática, de uma disciplina, de uma maneira cartesiana, linear, reducionista", diz Hessel. "Só o conhecimento é o caminho para sermos mais humanos e sermos melhores e preservar as gerações que ainda estão por vir."