Bauru--(
DINO - 25 set, 2019) -
Segundo a
radiografia realizada pela
ABS Startups, a maior dificuldade enfrentada por quem deseja empreender com startups é a obtenção de investimento, principalmente na fase inicial. Um ecossistema de inovação é formado por um conjunto empresas, instituições de ensino, organizações empresariais, órgãos públicos etc. Nele temos as aceleradoras, que nascem justamente para auxiliar os empreendedores nos primeiros passos do seu negócio.
No Brasil, as aceleradoras é um fenômeno recente. O
estudo, divulgado em agosto deste ano, mapeou 57 aceleradoras no país, 33 no total são localizadas na região Sudeste. Apesar das crescentes iniciativas que fomentam o ecossistema de inovação, cidades do interior ainda tem muito o que explorar neste tema. Um exemplo são as próprias aceleradoras que, de acordo com o estudo, em sua maioria concentram-se em grandes capitais. Mas antes de falar sobre esse cenário no interior é importante entender:
O que faz uma aceleradora?
Como o próprio nome sugere, as aceleradoras têm o objetivo de acelerar os negócios de uma empresa, levando a startup a caminhar para estágios mais avançados em pouco tempo. Elas ajudam os empreendedores a definir e construir seus produtos iniciais, através de mentorias, espaço de trabalho, network e oportunidades de investimentos. Segundo estudo sobre o
Panorama das Aceleradoras de Startups, no Brasil os programas de aceleração duram em média 6 meses e a maioria termina com um grande evento, denominado “Demo day”, onde realiza-se a apresentação do empreendimento a investidores.
E quem reside no interior? Existe oportunidades de aceleração?
Quando saímos de grandes centros e voltamos os olhos para cidades do interior, esse movimento caminha de forma mais lenta, mas ainda assim identifica-se algumas oportunidades. No estado de São Paulo por exemplo, cidades como Campinas, Ribeirão Preto já são palco de grandes aceleradoras. E para agregar nas estatísticas, na última terça-feira (24/09/19) a cidade de Bauru, localizada no centro do estado inaugura um novo espaço com programa de aceleração e incubação: o
LABS Paschoalotto.
O Head de Inovação do Labs, Alisson Goulart, reforça que essa iniciativa vem para agregar no ecossistema de inovação da cidade e do interior paulista. As projeções são para o final de 2020 ter pelo menos 10 startups aceleradas e mais de 400 talentos mapeados.
“Para quem empreende, ainda mais com startups, é um modelo novo que precisa trabalhar com metodologias cada vez mais ágeis que nem sempre essas pessoas têm acesso”, afirma. A aceleradora irá oferecer capacitação, tecnologia, networking, além de fomentar eventos, aberto a toda a comunidade e que se relacionem ao tema.
Sobre o Labs Paschoalotto
A Paschoalotto é uma empresa com 20 anos de atuação no segmento de Call Center e líder nacional em recuperação de crédito. Para dar mais fluidez em seu ecossistema de inovação voltado a saúde financeira, foi criado o “Labs”.
Um ambiente de aprendizado e resultados, que conecta empresas, startups, instituições de ensino, órgãos públicos e imprensa. Neste espaço haverá várias atividades abertas à comunidade e instituições, como: workshops, palestras, cursos, hackathon, entre outros. São mais de 1000m² com capacidade para 170 pessoas. Além dos eventos o Labs tem como objetivo potencializar ideias através dos programas de Incubação, aceleração e mapeamento de talentos
Incubação
O período de incubação de startups tem o objetivo de estruturar melhor a ideia inicial e preparar as mentes inovadoras para o futuro no mercado.
Aceleração
Após passar pelo processo de incubação, a empresa tem a chance de ser acelerada pela Paschoalotto, ou seja, receber o financiamento (após a análise de um comitê) para atingir um novo patamar em pouco tempo
Banco de talentos para projetos
De acordo com os projetos escolhidos para a incubação, serão convidados profissionais que queiram contribuir com essas iniciativas. Para isso, serão mapeados talentos e pessoas interessadas em apoiar os projetos. Essa análise será técnica e comportamental.
Para conhecer mais sobre o Labs, acesse:
www.labspaschoalotto.com.br Website:
http://www.labspaschoalotto.com.br