São Paulo, SP--(
DINO - 01 out, 2019) -
Responsável por cerca de 60% dos gastos de uma organização, a área de compras cada vez mais se distancia do papel burocrático e se consolida como parceira estratégica para aumento de lucratividade, redução de riscos e ampliação da vantagem competitiva de uma empresa.
Em pesquisa global (Deloitte Chief Procurement Officer Survey) realizada com mais de 500 líderes da área de compras, foi demonstrado que em 78% das empresas, o principal objetivo do departamento é a redução estratégica de custos, já outros 54% colocaram o gerenciamento de riscos em primeiro lugar. Ambos objetivos evidenciam que a cadeia de suprimentos de uma empresa influencia fortemente o resultado financeiro das empresas, seja qual for seu porte ou segmento.
Para atingir tais objetivos, é necessário ter uma boa gestão de fornecedores, que inclui identificar os fornecedores ideais, analisar a capacidade financeira e produtiva desses, considerar riscos comerciais que possam trazer e, posteriormente monitorar o desempenho desses parceiros.
Buscando garantir que todas as etapas do processo de compras sejam feitas de forma organizada, ágil e transparente, muitas empresas têm adotado o uso intensivo de tecnologia. Para atender essa demanda, surgem no mercado plataformas que facilitam o compartilhamento de informações e documentos com fornecedores, centralizam os dados, automatizam e padronizam o processo de homologação. É o caso da ferramenta
Supplier360, oferecida pela multinacional CIAL Dun & Bradstreet, líder global de informações comerciais.
“A plataforma Supplier360 transforma automaticamente os dados recebidos em insights, economizando tempo e tornando as decisões de compras mais ágeis e certeiras, o que resulta em redução de custo para as empresas.” Explica Marcos Maciel, Presidente da
CIAL D&B no Brasil.
Além das informações provenientes do próprio fornecedor, um excelente complemento à análise de um potencial parceiro são
relatórios comerciais que, de forma isenta, avaliam a saúde financeira de uma empresa, detalhando os riscos de um determinado fornecedor, podendo identificar eventuais omissões, além de poupar tempo com a apuração de informações.
Com tudo isso, a área de compras consegue não somente aumentar o poder de negociação da empresa, como também ampliar sua vantagem competitiva.
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