São Paulo - SP--(
DINO - 01 out, 2019) - As tubulações presentes nas linhas de produção industriais costumam transportar grandes quantidades de líquidos e semissólidos. Como os resíduos desses produtos ficam alojados nas partes internas dos tubos, é necessário que haja uma higienização periódica. Somente assim, evitam-se focos de contaminação, entupimento das linhas e demais problemas que prejudicam de muitas formas o sucesso da produção.
De acordo com a Ultra Clean Brasil, fornecedora de tecnologias para a limpeza interna de tubulações industriais, os métodos mais conhecidos e utilizados hoje pelo mercado não são capazes de promover a higienização completa.
"Isso significa prejuízos alarmantes a curto, médio e longo prazo para as indústrias", alerta Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil. "O método mais eficaz é a limpeza com arraste mecânico, que reduz o consumo de água e de sanitizantes, e realmente elimina das tubulações problemas como o biofilme microbiano e o rouge."
As limitações da limpeza convencional - Dentre os métodos convencionais voltados para a limpeza de linhas de água, de processo e de envase, a limpeza química é a mais utilizada. O problema deste método é que há limitações que não podem ser ultrapassadas, já que a ação é feita por indução líquida.
"Como uma tubulação contaminada possui, na maioria dos casos, depósitos de microrganismos que formam, por exemplo, o biofilme, oxidações e incrustações, sempre acabam ficando resíduos quando se utiliza apenas água e produtos químicos na limpeza", explica Ract. "Principalmente na parte superior das paredes e nas curvas das linhas, que são os pontos mais críticos de contaminação e que a química não consegue alcançar."
Por sua vez, os resíduos que permanecem, se transformam rapidamente em novos focos de contaminação, mais resistentes e em maior quantidade devido à proliferação de bactérias, ou quaisquer outros microrganismos.
Limpeza com o método Ultra Clean System (UCS) - Diferentemente do método convencional, a tecnologia Ultra Clean System/Patenteada faz a limpeza das tubulações com arraste mecânico. Realizada em tubulações, tubos e mangueiras, conta com projéteis que são disparados por uma pistola pneumática.
O projétil (composto especial de poliuretanos em forma cilíndrica) do sistema possui diâmetro 20% maior que o diâmetro interno das linhas e é empurrado por ar comprimido (o que expande o projétil ainda mais).
Essa combinação promove o atrito necessário para que ocorra uma "escovação" nas superfícies internas das tubulações, garantindo a remoção total dos resíduos acumulados e das camadas de contaminantes, o que a limpeza convencional não é capaz de fazer.
O resultado de higienização com UCS garante o funcionamento eficaz de todo o sistema abastecido pelas linhas de produção. O melhor é que evita o recrescimento de contaminados e o acúmulo de sujeira.
O processo é rápido e prático, evita o congelamento da produção, o desperdício de sanitizante, água, e outros materiais, o retrabalho de funcionários, o despejo desnecessário de química na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) e ainda faz o reaproveitamento do produto nas linhas de envase. Para mais informações, acesse o site:
www.ultracleanbrasil.com.brWebsite:
https://ultracleanbrasil.com.br/pt/