São Paulo, 29/08/2019 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje que o governo trabalha para reduzir o spread praticado pelo BNDES na linha de repactuação de dívidas, dos atuais 1,5% para 0,8%. “Estamos brigando para baixar o juro dessa linha. Esse juro não cabe na conta do agricultor, principalmente aquele que tem problemas no passado, que carrega dívidas”, disse a ministra na Expointer, em Esteio (RS). Segundo ela, a ideia é que o custo dos juros caia de 11% para 9%.
Em nota divulgada pela pasta, Tereza Cristina disse também que está trabalhando para convencer outras instituições financeiras a oferecer essa linha de financiamento. “Isso vai trazer mais recursos e mais opções para os produtores, principalmente o de arroz, que têm mais urgência de acesso."
Ainda conforme a pasta, a ministra anunciou que na próxima semana será inaugurada no Ministério da Agricultura uma sala de situação para monitoramento de dados sobre índices agronômicos, zootécnicos, de cadastros de terras, e também números ambientais. “Temos que ter essa parte consistente para repassar com segurança e números verdadeiros. O Brasil não precisa maquiar dados para mostrar que é uma potência agrícola sustentável”, disse.