Agronegócios
20/10/2020 11:34

Lácteos: Danone registra vendas de US$ 6,88 bilhões no 3º trimestre de 2020, queda de 9,3%


Por Marcela Guimarães, com informações da Dow Jones Newswires

São Paulo, 20/10/2020 - A Danone, empresa francesa do setor de laticínios, informou ontem que a receita de vendas no terceiro trimestre de 2020 caiu 9,3% ante o obtido em igual período do ano passado, para 5,821 bilhões de euros (US$ 6,88 bilhões). No terceiro trimestre do ano fiscal de 2019, a companhia obteve 6,418 bilhões de euros em vendas. Em uma base comparável, as vendas da empresa foram 2,5% menores. O resultado ficou abaixo do consenso de analistas consultados pela FactSet, que esperavam receita de 5,95 bilhões de euros. Segundo comunicado da companhia, os resultados refletem os efeitos da pandemia de covid-19.

"Nossos resultados do terceiro trimestre refletem o quanto a covid-19 e a necessidade de controles sanitários, fechamentos de fronteiras, a incerteza no sentimento do consumidor e algumas mudanças estruturais afetaram nossos negócios", afirmou o recentemente nomeado CFO da Danone, Juergen Esser.

A Divisão Internacional de Laticínios Essenciais e à base vegetal (EDP, na sigla em inglês) registrou alta de 3,7% nas vendas comparáveis, mas queda de 4,1% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019, para 3,108 bilhões de euros, com avanço de 4% no volume vendido. O segmento de Nutrição Especializada obteve uma queda de 11,6% nas vendas comparáveis, para 1,698 bilhão, e retração de 2,9% em volume. Já o segmento de Águas registrou recuo de 19,3% nas vendas comparáveis, para 1,015 bilhão de euros, e queda de 8,1% em volume de vendas.

Segundo a companhia, o recuo anual das vendas também foi consequência dos "efeitos desfavoráveis do câmbio, principalmente a evolução do dólar diante do rublo e de divisas da América Latina, o que levou a uma queda de 7,1% nas vendas do trimestre", diz o comunicado.

Para o acumulado do ano fiscal de 2020, a Danone disse que pretende alcançar uma margem operacional de 14% e 1,8 bilhão de euros em fluxo de caixa livre. A empresa relatou, ainda, que está revisando seu portfólio e ativos - em particular a plataforma argentina e a marca Vega - a fim de entregar um crescimento lucrativo de 3% a 5% no médio prazo. A empresa também informou uma série de trocas em altos cargos como forma de reestruturar os negócios.

Contato: marcela.guimaraes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso