Por Augusto Decker
São Paulo, 19/07/2019 - A Secretaria da Agricultura da Argentina informou que a colheita total da temporada 2018/19 no país deve bater recorde histórico, chegando a 147 milhões de toneladas, segundo nota do governo argentino.
"Tanto o milho quanto o trigo terão produções recorde, de 57 milhões de toneladas e de 19,5 milhões de toneladas, respectivamente", disse o secretário Luis Miguel Etchevehere, em nota publicada pelo governo. "Isso reflete a paridade entre cereais e soja, fundamental para a sustentabilidade do sistema produtivo e o cuidado com nossos solos", completou.
Segundo o informe mensal de estimativas agrícolas publicado ontem pelo governo argentino, a estimativa para o trigo em 2018/19 é de área plantada de 6,29 milhões de hectares e produção de 19,46 milhões de toneladas.
Para o milho, espera-se superfície semeada de 9 milhões de hectares e produção de 57 milhões de toneladas.
Já para a soja, houve redução na estimativa de área plantada e de produção em relação ao levantamento anterior, de 19 de junho. No novo levantamento, a estimativa é de 17 milhões de hectares plantados (queda de 100 mil hectares em relação ao levantado em junho) e produção de 55,3 milhões de toneladas (300 mil toneladas a menos ante o levantamento anterior).
Contato: augusto.decker@estadao.com