Por Tânia Rabello
São Paulo, 21/08/2019 - O brasileiro está consumindo mais frutas e vegetais, principalmente as mulheres. Frutas são mais consumidas do que os vegetais, pela facilidade de transportar e comer. As frutas estão sendo mais consumidas em sucos e snacks, mas o que desestimula o consumidor é o preço elevado, a sazonalidade e a quantidade de calorias. Já os vegetais são frequentemente consumidos como ingredientes complementares, como acompanhamento de carnes, limitando sua capacidade de se manter como o alimento principal de uma refeição. Além disso, 34,6% da população brasileira consume frutas e vegetais pelo menos cinco dias por semana.
Essas e outras conclusões foram apuradas na pesquisa organizada pela Produce Marketing Association (PMA), entidade internacional ligada ao setor de frutas, legumes e vegetais. A entidade conta com 2,9 mil empresas associadas, 46 mil compradores e fornecedores, distribuídos em 55 países, inclusive no Brasil - que conta com 77 associados, entre produtores, distribuidores, fornecedores de produtos e serviços e varejistas.
A pesquisa foi antecipada ao Broadcast Agro e será apresentada daqui a pouco pela CEO da PMA, Cathy Burns, durante o PMA Fresh Connections, evento realizado em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, e que reúne produtores e profissionais da indústria de frutas, legumes e verduras (FLV), com palestras sobre o mercado e tendências, exposição para apresentação de lançamentos, produtos e serviços.
A pesquisa abordou, qualitativamente, 20 homens e mulheres entre 24 e 50 anos e sua rotina alimentar. O levantamento revelou, por exemplo, que o consumo é maior proporcionalmente à idade, indicando que se trata de demanda relacionada à preocupação com a saúde, conforme se envelhece. Além disso, quanto mais alto o nível educacional, maior o consumo de FLV.
Além disso, na percepção dos brasileiros o consumo de suco de frutas ou verduras equipara-se ao consumo da fruta in natura, embora o suco seja consumido não como substituto da fruta, mas de refrigerantes. "Em geral, os consumidores concordam que o suco fresco é melhor do que o embalado", diz a pesquisa. "Quando dá tempo, a maioria faz seus próprios sucos frescos em casa."
Quanto à falta de estímulo em consumir frutas estão preço - principalmente das variedades importadas -, calorias, cheiro, necessidade de preparo, sazonalidade, sabor e restos para jogar fora. Quanto aos legumes, as barreiras são de que estragam rapidamente, o sabor, são caros e requerem preparo. O PMA apurou ainda que os brasileiros não demonstraram clara compreensão dos benefícios que realmente uma fruta ou vegetal oferece para a saúde humana, embora tenham prazer no consumo principalmente de frutas, pelo sabor adocicado. Já em relação às verduras, elas são apreciadas pelo que trazem para os outros pratos.
A partir do resultado da pesquisa, a PMA recomenda que as empresas desenvolvam produtos inovadores, como embalagens, coloquem mais informação para o consumidor nos pontos de venda e estimulem o prazer de comer bem e consumir alimentos naturais. "Podem desenvolver receitas que ofereçam benefícios específicos, como por exemplo sucos antioxidantes e deixar à disposição embalagens com vegetais cortados e pré-cozidos é outra dica", diz o PMA, no estudo.
O grande desafio, continua a PMA, está na coordenação de cada cadeia produtiva e de fundamentos estratégicos de marketing para estimular o consumo de FLV. "No Brasil, um plano de negócios estratégico, desde o abacate até a vagem, deve ser estimulado em ações público-privadas", diz o PMA, indicando que os cerca de 90 mil pontos de venda de supermercados no País devem ser transformados em "pontos de educação para alimentação e nutrição".
Contato: tania.rabello@estadao.com