“Além da doação de livros como incentivo à primeira leitura, a parceria possibilita fomentar a educação financeira ao público juvenil”, diz Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC
São Paulo, 11 out 2019 (ACSP). O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entidade centenária com importante história de atuação no comércio da maior cidade do País, lançou a campanha do Dia das Crianças ACSP intitulada “Hora de Doar, muita história para contar” para arrecadar livros e brinquedos.
Nesta semana, um parceiro importante integrou o projeto: o Sicredi. “Essa foi uma grande vitória, pois eles lançaram com a Mauricio de Sousa Produções desenhos animados sobre educação financeira, e abraçaram a nossa causa doando gibis sobre o tema - que sempre fez parte das ações da ACSP”, comemora Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O presidente do Sicredi, Jaime Basso, também destacou a importância da parceria: “O Sicredi acredita no poder da transformação por meio da educação. Os gibis da Turma da Mônica, além de incentivarem a leitura desde cedo, abordam a vida financeira de uma forma simples e atrativa. Para nós, é muito satisfatório poder abraçar essa causa junto à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que visa exatamente fomentar a educação financeira.”
Nas ilustrações do material a ser distribuído pela ACSP, personagens da Turma da Mônica falam sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida, com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira. Dessa forma, as crianças terão acesso à informação de maneira lúdica, prazerosa e por meio dos personagens mais queridos do Brasil criados por Mauricio de Souza.
O incentivo à leitura infantil para o desenvolvimento dos futuros cidadãos e para a qualidade da formação por meio da doação de livros, na campanha de 2019, ganha total prioridade. “Além da doação de livros que estamos recebendo para doação, como incentivo a primeira leitura, essa parceria com o Sicredi nos possibilita fomentar a educação financeira ao público juvenil. Esse é um caminho importante para o desenvolvimento do Brasil”, destaca Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Segundo ela, a entidade sempre focou em ações nessa direção - levando a mensagem da importância de ‘não gastar mais do que ganha’. “Isso parece óbvio, mas nossos dados mostram que 67% dos inadimplentes são jovens com menos de 35 anos. Isso se deve, basicamente, a um hábito muito comum entre eles: gastar sem pensar. Com informação, podemos combater esse indicador”, acredita Ana.
Todo o material arrecadado será encaminhado para as
15 distritais da ACSP e, estrategicamente, serão distribuídos em entidades assistenciais nestas regiões. “Temos capilaridade de atuação em todos os pontos da capital. Dessa forma, atenderemos o maior número de entidades sociais. Isso impacta diretamente na distribuição e nossa ambição é angariar um grande volume de livros infantis e brinquedos em boas condições”, explica Ana.
As doações podem ser realizadas diretamente nos seguintes pontos de entrega: no prédio da ACSP no Centro de São Paulo (Rua Boa Vista, 51) ou nas
15 distritais de bairros da capital. As doações podem ser entregues até dia 11 de outubro, véspera do Dia da Criança – data que comemora os direitos das crianças e adolescentes e a conscientização das pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. “Editoras interessadas também estão convidadas a participar. Todo material é válido”, finalizou Ana.
O Conselho
O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACSP atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações que promovem e incentivam, de forma estratégica e sustentável, a educação empreendedora entre as mulheres, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais, culturais e de fomento da economia local nas diversas regiões da cidade de São Paulo.
Ana Claudia Badra Cotait é coordenadora geral do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado (FACESP) no biênio 2019/2021, casada com Alfredo Cotait Neto. A frente do CMEC deseja ativar e dinamizar as atividades do Conselho em direção ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
Graduada em Letras e Comunicação Social, durante sua vida profissional esteve envolvida na concepção e execução de projetos culturais no Senado Federal. Há 3 anos está aposentada, foi funcionária de carreira no Senado Federal por mais de 30 anos onde atuou como chefe de gabinete, diretora da biblioteca, membro nas comissões de licitação e acessibilidade, coordenadora geral de projetos no Senado Cultural, bienais e feiras do livro, e também foi diretora da Foco Editora Ltda.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.