Belo Horizonte, MG--(
DINO - 02 out, 2019) -
O mercado de aplicativos cresce cada vez mais, principalmente na categoria ‘food service’, que consiste em oferecer serviços de alimentação ‘fora do lar’. As startups do setor alimentício brasileiro cresceram de 53 em 2018, para 332 em 2019, segundo a consultoria Builders. Os clientes estão mais exigentes e com maior poder de fala, tanto para reclamações quanto para elogios. Por isso, os serviços precisam se aperfeiçoar e inovar constantemente para cativar esse novo tipo de consumidor. Nilson Gouvea e Ana Laura Garcia viram no nicho gastronômico uma oportunidade. O casal de empreendedores desenvolveu um aplicativo que trouxe novidades na forma de relacionamento entre clientes e restaurantes.
O Duo Gourmet consiste em um guia de restaurantes de boa gastronomia, presente em várias cidades do Brasil, que oferece aos seus assinantes o benefício de pedir um prato principal e ganhar outro de cortesia. Com crescimento estimado de 300% a mais do que no ano passado, o Duo Gourmet vem investindo em tecnologia e melhor interação entre o usuário e os restaurantes. Vale destacar que, nesse processo, os restaurantes também tem a possibilidade de melhorar seu fluxo de clientes, manter os atuais, atrair novos e ainda ajuda a divulgar a sua marca.
Os brasileiros têm gastado cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa, segundo dados do IBGE. O que chega a representar cerca de 2,7% do PIB Brasileiro, segundo a Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Além disso, estima-se que o crescimento do setor tem subido cerca de 14.2% anualmente, dados disponibilizados pela (ABIA) Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação.
Além disso, o hábito de se alimentar fora de casa também tem sido uma prática mais recorrente entre os brasileiros. Cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades, a variedade de refeições e culinárias disponíveis agrada não só a vários paladares, como criam um terreno propício para mais investimentos por parte de empresas e aplicativos nesse mercado.
Hoje o guia Duo Gourmet já está em mais de 10 cidades brasileiras e em franca expansão. “Tivemos que fazer um grande investimento no início. E até hoje… Para que as pessoas entendam que não tem pegadinha, que não é um site de compras coletivas, ou algum aplicativo desses outros modelos existentes. E que podem confiar que terão uma experiência positiva. As pessoas têm mesmo é que testar, dar a oportunidade”, conta Nilson, cofundador do Duo Gourmet.
De acordo com a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, em 2019 o foco de todos os aplicativos para esse nicho de mercado será na experiência do consumidor. Os sistemas vão precisar aprimorar cada vez mais a usabilidade dos aplicativos para gerar mais relacionamento e experiências satisfatórias para os usuários.
Ainda, segundo a pesquisa “Refeição Assert Preço Médio 2014” realizada pela Assert (Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador) junto com o instituto Datafolha, o valor gasto com alimentação fora de casa corresponde a 91,6% do salário mínimo nacional, e representa o custo do consumo diário de uma refeição completa fora de casa (comida, bebida, sobremesa e café).
A ideia do guia Duo Gourmet nasceu em 2013, quando Nilson teve um insight ao viajar por uma companhia de viagens que disponibilizava aos clientes vouchers de seletos restaurantes. Isso fez com que despertasse nele não só o desejo de ter aquele benefício sempre, como também de desenvolver um produto que atendesse a essa necessidade. O negócio começou como um guia impresso e atualmente é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente.
Comer em bons restaurantes constantemente acaba ficando bem caro, como vimos nas pesquisas. Considerando essas “dores” Nilson Gouvea e Ana Laura Garcia concretizaram a ideia do aplicativo. Com a cortesia do segundo prato, além de economizar dinheiro, em pouco tempo se recupera o valor investido na assinatura do aplicativo. Os assinantes tem nas palmas das mãos uma lista com vários restaurantes de alta gastronomia pelo país, o que já consiste em um diferencial no mercado, eles podem usar o benefício em todos os restaurantes parceiros do Duo Gourmet espalhados pelo Brasil.
Os restaurantes são de cozinhas diversificadas. O usuário escolhe em qual que deseja ir, e ao pedir a conta, é só mostrar ao garçom o código gerado pelo aplicativo, e então o benefício do prato de cortesia é concedido. No aplicativo constam todas as informações necessárias sobre o restaurante.
Segundo os criadores do Duo Gourmet, os restaurantes parceiros são selecionados por uma curadoria, que considera critérios de qualidade, atendimento, ambiente e pratos servidos. Além disso, após o uso, os usuários respondem a uma rápida avaliação que ajuda a empresa a focar em melhorias no serviço. O guia e aplicativo Duo Gourmet visa entregar facilidade, economia e experiência para seus usuários.
Website:
http://www.duogourmet.com.br