(
DINO - 23 set, 2019) - Atualmente, os negócios de sucesso não são caracterizados apenas pela lucratividade, mas também por sua contribuição social. Diante disso, graças à devida valorização do assunto, consumidores e instituições públicas se atentam cada vez mais ao comportamento e às soluções ambientais apresentadas pelas companhias.
Ou seja, se as atividades são devidamente
licenciadas , se todas as condicionantes são cumpridas e se a empresa se preocupa - e trabalha - para a melhora das condições ambientais do planeta.
Dentro da Indústria 4.0, essa é uma questão fundamental. Também chamada de "a quarta revolução industrial", o termo originou-se de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão, sendo mencionado pela primeira vez na Feira Hannover Messe, em 2011.
Dando continuidade a 150 anos de transformação industrial, a Indústria 4.0 consiste em fábricas mais inteligentes, produtivas, eficientes e autônomas, através de processos de manufatura totalmente digitalizados. Em síntese, é a convergência da tecnologia da informação com a tecnologia da automação dos processos empresariais de ponta a ponta, com a participação de robôs, inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas e outras inovações.
No Brasil, o movimento começou com muitas indústrias automatizando seus processos, embora o país ainda se encontre em diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Pela variedade de empresas e possibilidades que existem por aqui, a perspectiva é que a migração para a Indústria 4.0 ocorra até em empresas de médio e pequeno porte, permitindo grandes ganhos em competitividade.
Sustentabilidade
Porém, grandes avanços demandam grandes responsabilidades, e não há como falar de ambientes inteligentes se não houver uma preocupação com os efeitos da atividade industrial em toda a cadeia produtiva e seu ecossistema.
Com as fábricas mais digitalizadas, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão produzidos, causando impactos em diversos setores do mercado. E, para que tudo isso aconteça de maneira sustentável, as organizações precisam estar conscientes das questões ambientais envolvidas no processo.
Entretanto, com o devido direcionamento, isso não é um problema. A tecnologia envolvida na Indústria 4.0 permite melhores métodos de produção e modelos de negócios e pode acelerar a implantação de energia renovável na manufatura, reduzir as emissões de carbono e otimizar o uso de energia e o controle de gastos.
Exploração de recursos naturais de forma racional e responsável, etapas de produção guiadas por políticas ambientais com correto
gerenciamento de resíduos , projetos de reciclagem e diminuição do conceito de obsolescência programada são outros benefícios que a junção entre inovação e sustentabilidade possibilita, resultando em uma produção mais limpa e um consumo consciente, minimalista e ecoeficiente.
Mas isso só é possível casa haja um mapeamento completo, moderno e customizado para cada empresa, e é aí que entra a importância da
consultoria ambiental , setor que zela pelo cumprimento das políticas ambientais e garante que a empresa não seja prejudicial ao meio ambiente.
A importância da consultoria ambiental
Muito além de apenas fiscalizar e garantir o devido cumprimento de normas e leis, a consultoria ambiental preserva a empresa de arcar com multas astronômicas graças aos descumprimentos de suas indicações e obrigações. Investir em
gestão ambiental por meio de consultorias é um investimento cada vez mais necessário, inclusive para impedir que a organização perca credibilidade perante sócios, investidores e a sociedade como um todo.
Assim, as empresas podem aumentar sua lucratividade não apenas baseadas em ganhos de escala, mas eliminando ineficiências no processo fabril e permitindo o uso de recursos naturais de forma otimizada.
A indústria 4.0 e suas tecnologias chegam em um momento importante, onde percebe-se que a sustentabilidade do planeta está acima de outros objetivos. Dessa forma, as empresas de
consultoria ambiental precisam estar alinhadas a esses conceitos e oferecer soluções especializadas à esta nova era da indústria digital.
Mais do que nunca, as soluções ambientais deixaram de ser apenas uma questão estratégica. Elas são agora um ponto crítico para empresas que desejam crescer, se destacar e se manter no mercado.
Website:
http://www.trilhoambiental.org