SÃO PAULO, 22 de fevereiro de 2020 /PRNewswire/ -- O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), criado pelo Núcleo de Estudos Sodexo, e disponível por meio do site
www.indicedequalidadedevida.com.br, contou com a participação de
3.435 mil pessoas de todo o País no ano de 2020. O IQVT faz análises por sexo, idade, grau de instrução, região, número de funcionários e setor da economia. O índice mostra que mesmo em um ano tomado pela pandemia, a satisfação com a qualidade de vida no trabalho se manteve positiva em 2020, registrando
6,7 pontos (em uma escala de 0 a 10) ante os 6,47 de 2019. No quarto trimestre, a percepção também foi de melhoria ao marcar 6,68 pontos contra os 6,54 do mesmo trimestre do ano anterior.
A dimensão que ficou em destaque em 2020
, foi a de ambiente físico, que marcou 7,2 pontos ante os 6,84 de 2019. Em seguida aparecem facilidade e eficiência (7,14 pontos); saúde e bem-estar (6,71 pontos); crescimento pessoal (6,36 pontos) e reconhecimento (6,25 pontos). Para interação social, houve queda para 6,79 pontos ante os 6,86 pontos.
"A crise sanitária que marcou boa parte do ano de 2020 levou as empresas, entre outras coisas, a pensar no ambiente de trabalho com um cuidado especial. Escritórios, fábricas e outros ambientes físicos foram remodelados ou equipados, pensando na segurança dos colaboradores. E as pessoas perceberam isso. O resultado foi um aumento na percepção positiva na dimensão ambiente físico, em especial comparando com o ano anterior. Já para facilidade e eficiência, a nossa hipótese é que a melhora nessa dimensão também é um efeito positivo de algumas adequações que as empresas fizeram durante a pandemia. Nos grandes centros, o home office permitiu eliminar a perda de tempo no trânsito, mas também houve uma aceleração na adoção de processos administrativos mais simplificados e digitais. Tudo isso foi positivamente percebido pelos colaboradores", analisa
Fernando Cosenza, vice-presidente de marketing estratégico e inovação da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Ainda de acordo com o levantamento do
Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), os homens seguem sendo os mais satisfeitos ao registrarem 6,70 pontos frente aos 6,44 pontos do grupo mulheres. Já por idade, o destaque fica por conta dos trabalhadores de 18 a 24 anos (7,41 pontos), seguidos de 25 a 34 anos (6,60 pontos). Por grau de instrução, funcionários com ensino fundamental completo foram os mais felizes em 2020, com 7,02 pontos, seguido de pós graduação e mestrado (6,77 pontos); ensino médio completo (6,48 pontos) e ensino técnico/graduação (6,47). Quando são avaliados por região, destaque para o Sul, com 7,04 pontos, seguido por
Centro Oeste (6,59 pontos); Nordeste (6,54 pontos); Norte (6,33 pontos) e Sudeste (6,32 pontos).
Já em número de funcionários, os que trabalham em empresas com mais de 500 pessoas aparecem como os mais satisfeitos (6,74 pontos), seguidos de 51 a 500 pessoas (6,53 pontos) e até 50 pessoas (6,38 pontos). Por setor da economia, foram destaques: serviços (6,78 pontos); indústria (6,75 pontos) e saúde (6,72 pontos).
Áreas de atuação
Também em 2020, os trabalhadores da área de
produção foram os que mais se mostraram satisfeitos com o ambiente de trabalho ao marcarem 6,98 pontos, segundo o
Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT). Em seguida, ficaram os de auditoria e qualidade (6,94 pontos); jurídico (6,88 pontos); recursos humanos (6,73 pontos); sistemas e TI (6,64 pontos); marketing e comunicação (6,63 pontos); comercial, vendas e atendimento (6,50 pontos); administrativo (6,46 pontos); financeiro (6,39 pontos); distribuição e logística (6,35 pontos) e outros (6,34 pontos).
SOBRE O IQVT
A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
Ao longo dos últimos dois anos, a Sodexo Benefícios e Incentivos analisou e publicou os resultados do IQVT com o objetivo de contribuir para a melhora da experiência de trabalho em todo o País. Para a empresa, tal experiência é resultado da soma das percepções entre o empregado e seu empregador, considerando as 6 dimensões da qualidade de vida no trabalho: reconhecimento, facilidade e eficiência, crescimento pessoal, saúde e bem-estar, interação social e ambiente físico.
"A percepção de qualidade de vida está diretamente relacionada com a qualidade da experiência de uma pessoa, que pode ser positiva ou negativa. Assim como a qualidade de vida, a experiência é individual e temporal, variando de acordo com as influências culturais, tecnológicas e físicas de um certo momento. Quando lançamos um olhar para as relações de trabalho, o contexto se mantém o mesmo e pode ser medido por meio de ferramentas como o IQVT ", afirma Fernando.
A experiência de trabalho é considerada a próxima revolução da área de recursos humanos e coloca o funcionário no centro das decisões organizacionais. "Há mais de 50 anos, a Sodexo trabalha com o objetivo de levar mais qualidade de vida para as pessoas, que são o centro de tudo o que fazemos. Acreditamos que construir uma boa jornada de trabalho traz bem-estar e também aumenta a produtividade. O talento do ser humano é a próxima fronteira da competitividade", finaliza Cosenza.
SOBRE A SODEXO
Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha, a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida, um fator essencial para o desempenho dos indivíduos e das organizações. Presente em
64 países, a Sodexo atende
100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. Por meio de mais de
100 tipos de serviços, a Sodexo proporciona aos clientes uma oferta integrada desenvolvida em mais de
50 anos de experiência: serviços de alimentação, recepção, manutenção e limpeza, até gestão de equipamentos e instalações; desde cartões de benefício e programas que promovem o engajamento de colaboradores por meio de soluções que simplificam e melhoram sua gestão de despesas e mobilidade, até assistência residencial, creches e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e incentivar a participação de seus
420 mil colaboradores por todo o mundo.
SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS
É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.
Com 650 colaboradores, atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass, Sodexo Multi.
www.sodexobeneficios.com.br
FONTE Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT)