Por Nicholas Shores
São Paulo, 15/03/2021 - O Fórum dos Governadores do Brasil pediu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a adoção de medidas restritivas sobre o funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, que são de competência exclusiva do governo federal. Os gestores também reivindicam urgência na regulamentação da lei que autorizou a compra direta de vacinas por Estados, municípios e a iniciativa privada.
Em ofício enviado ontem (14) a Pazuello, para quem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já procura um substituto, os governadores explicam que as exceções a essas restrições seriam o transporte de carga e demais serviços federais essenciais.
"O presente apelo faz-se imperioso no atual contexto de agravamento da pandemia, situação que deve perdurar até maio, quando esperanças renovadas sobrevirão com o término da Fase 1 do Programa Nacional de Imunização, previsto para abril, garantindo, assim, os efeitos da vacina sobre o grupo de maior risco", escreveu o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema da vacina no Fórum.
Contato: nicholas.shores@estadao.com