Política
11/06/2021 17:27

CPI da Covid: Para especialistas, conduta de Bolsonaro aumentou número de mortes


Por Daniel Weterman, Matheus de Souza e Amanda Pupo

Brasília, 11/06/2021 - Os especialistas ouvidos pela CPI da Covid nesta sexta-feira, 11, convidados por integrantes da oposição, afirmaram que a conduta do presidente Jair Bolsonaro fez o número de mortes por covid-19 aumentar no País. Na quinta-feira, 10, O País ultrapassou a marca dos 480 mil óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Os convidados apresentaram estudo do epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFP) Pedro Hallal apontando que, no caso 500 mil mortes pela covid no País, 375 mil poderiam ter sido poupadas se o Brasil adotasse medidas preventivas orientadas por especialistas e praticadas em outros países, como isolamento social, vacinação e campanha de comunicação coordenada.

A microbiologista Natalia Pasternak, pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que a postura de Bolsonaro tem um "impacto gigantesco" no quadro da pandemia no Brasil. "A mensagem passada pelo presidente da República tem sido uma mensagem de descaso e de negação", disse a especialista, afirmando que o comportamento do presidente tem respaldado pessoas a adotarem medidas prejudiciais à saúde. "Ele tem usado essa imagem e esse cargo de forma irresponsável e perigosa."

Para o sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz e ex-presidente da Anvisa Cláudio Maierovitch, a pandemia no Brasil ficou ainda mais agravada pela falta de coordenação do Executivo federal. "Não há dúvida de que nós tivemos dezenas de milhares de mortes, passando a centenas de milhares de mortes no Brasil devido à falta de uma atitude, de uma organização, de um planejamento do governo federal para enfrentar a pandemia", afirmou.

Contato: daniel.weterman@estadao.com; matheus.silva@estadao.com; amanda.pupo@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso