Política
06/06/2021 08:30

Explosão de mina terrestre deixa 11 mortos no Afeganistão


Cabul, 06/06/2021 - A explosão de uma mina terrestre matou ao menos 11 pessoas neste domingo, incluído três crianças, no noroeste do Afeganistão, de acordo com informações de uma autoridade afegã. As vítimas, todas civis, estavam em um veículo que detonou o explosivo.

Com o choque da explosão a minivan caiu em um vale, disse o governador da província de Badghis, Hesamuddin Shams, acrescentando que as equipes de resgate ainda procuram por corpos no local.

O presidente norte-americano, Joe Biden, havia anunciado um dia antes que todas as tropas dos EUA terão deixado o Afeganistão até 11 de setembro.

Ninguém assumiu de imediato a responsabilidade pelo ataque, mas o governo da província acusa o Taleban de colocar a bomba contra as forças de segurança. Não houve resposta imediata do Taleban.

Grandes áreas do Afeganistão estão repletas de bombas e minas terrestres. Embora colocadas com o objetivo de atingir comboios militares do governo, suas principais vítimas costumam ser civis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu por diversas vezes que as forças do governo e o Taleban tomem medidas para proteger os civis. De acordo com dados da missão da ONU no Afeganistão, nos primeiros três meses deste ano 1.783 civis foram mortos ou feridos no país, um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.

O ataque acontece no momento em que o enviado de paz dos EUA ao Afeganistão, Zalmay Khalilzad, e uma delegação do Conselho de Segurança Nacional e do Departamento de Defesa viajam para a região para iniciar uma nova série de negociações entre o Taleban e o governo. Eles deveriam se reunir em Cabul e Doha, no Catar, para convencer as partes a chegarem a um acordo político.

Fonte: Associated Press.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso