Por Bárbara Nascimento
São Paulo, 28/10/2019 - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse hoje que trabalha para conseguir “algo relevante” em relação à reforma administrativa do governo. Durante evento da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, onde recebeu o prêmio de personalidade brasileira, disse ainda que quer fazê-lo “junto com a tributária”.
Os comentários acontecem após o presidente ter sinalizado, nas últimas semanas, que poderia priorizar o andamento da reforma administrativa ante a tributária. Mais cedo, ele já havia dito que avisou à equipe do ministro Paulo Guedes não considerar a reforma administrativa mais importante que a tributária. Segundo ele, as duas propostas são “fundamentais e urgentes” e ponderou ainda que haverá muita dificuldade de avançar nas mudanças administrativas se não se avançar paralelamente nas alterações tributárias.
Ele destacou ainda que o parlamento tem trabalhado para garantir a segurança jurídica para trazer mais investimentos ao país, citando a votação do marco regulatório do saneamento - marcada para essa semana na comissão especial - e a nova lei de participações público-privadas, na semana seguinte.
Maia afirmou que há “muitos obstáculos”, uma vez que muitas corporações lutam para manter privilégios construídos ao longo dos últimos 30 anos. “Alguns tentam empurrar o Brasil para o passado e o nosso passado é empurrar para o futuro”, destacou.