Política
16/01/2020 20:56

Bolsonaro: Caixa, com política de juro do cheque especial menor, fará outros bancos reduzirem


Por Julia Lindner

Brasília, 16/01/2020 - O presidente Jair Bolsonaro disse, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, afirmou que vai baixar ainda mais a taxa de juros do cheque especial. Em novembro, o banco reduziu a taxa de 8,99% para 4,99% ao mês. "O Pedro Guimarães disse que vai diminuir mais ainda esse percentual", contou o presidente.

Bolsonaro falou que a decisão da Caixa sobre o cheque especial fez com que o Banco Central limitasse o juro do cheque especial em 8%. E que isso também influenciou outros bancos a baixarem a taxa.

"Os outros bancos só passaram (a taxa) para 8%, em comum acordo com o Banco Central, porque a Caixa colocou lá embaixo", avaliou Bolsonaro. "Passou para 8% (de taxa ao mês do cheque especial). Está alto? Está. Mas oito é diferente de 13 (%), dá 5 a diferença, é muita coisa."

O presidente também orientou as pessoas que estavam assistindo ao vídeo a evitarem entrar no cheque especial, mas, se necessário, recomendou que fossem para a Caixa.

"Com a Caixa, com essa política, vai forçar os outros bancos a diminuir. O Pedro está fazendo isso de acordo com o seu entendimento, não tem nenhuma interferência do chefe do Executivo", declarou.

Na live, Bolsonaro que o número de inadimplentes caiu pelo terceiro mês consecutivo. "O pessoal está pagando suas dívidas, está se livrando", afirmou.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso