Por Denise Luna, Fernanda Nunes e Vinicius Neder
Rio, 08/11/2009 - O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou a intenção da empresa de vender no próximo ano parte da participação que ainda possui na BR Distribuidora. Em seminário na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo criticou decisões tomadas por governos passados que, segundo ele, afastam investimentos no País.
"O que temos que fazer é nos livrar dessa herança, tirar tudo isso para frente", afirmou. Além de sair de uma posição dominante do setor de distribuição de combustíveis, após uma operação na B3 que reabriu o capital da BR Distribuidora, líder de mercado, a Petrobras já havia anunciado que iria vender as ações restantes, assim como vai deixar o transporte e a distribuição de gás natural. A empresa está focando na exploração e produção do pré-sal.
"No Brasil, o que temos de errado é que é fundamental a criação de um ambiente "investment friendly", amigável para o investidor, esta é a razão do sucesso dos Estados Unidos", disse Castello Branco. Segundo ele, é necessário se livrar de heranças do passado, como a PPSA, a empresa criada pelo governo para comercializar os contratos do pré-sal, o conteúdo local, o regime de Partilha, entre outras heranças.
contato: denise.luna@estadao.com; fernanda.nunes@estado.com e vinicius.neder@estadao.com