Por Tânia Rabello
São Paulo, 15/08/2019 - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou ontem ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as principais demandas do setor agropecuário para melhorar o escoamento da produção de grãos no País. De acordo com nota da CNA divulgada há pouco, a pauta incluiu questões ligadas a rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e cabotagem. Para a CNA, uma das prioridades é a ampliação do acesso aos portos do Arco Norte.
Sob este aspecto, o ministro citou a assinatura recente de contrato de concessão da Ferrovia norte-sul e a conclusão do trecho da BR-163 que liga Mato Grosso ao Pará, que deve ocorrer ainda este ano.
Para o presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Mário Borba, a BR-163 poderá baratear o custo do transporte para o produtor, além de outras iniciativas como a dragagem no Rio Madeira e o derrocamento do Pedral do Lourenço, no Pará. "Nossas pautas são semelhantes às do ministério. Há diversas ações em andamento e esperamos grandes avanços para o agronegócio brasileiro", ressaltou.
Contato: tania.rabello@estadao.com