Por Clarice Couto
São Paulo, 14/09/2020 - Durante a abertura do 2º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros, realizado nesta segunda-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou dois novos acordos da Pasta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Um deles tem como meta a participação do setor em "no mínimo" 15 feiras internacionais até o fim de 2021.
"Já temos planejados cerca de 25 (eventos). Estruturaremos um plano integrado de promoção de imagem do agronegócio, de inserção de novas empresas brasileiras no mercado internacional, além das iniciativas conjuntas voltadas à atração de investimentos estrangeiros no setor", afirmou a ministra. Serão estimulados, segundo ela, investimentos em três "Is": Infraestrutura, Inovação e Instrumentos Verdes.
"O Brasil é o principal produtor e exportador de açúcar, café, soja, suco de laranja e, mais do que isso, um dos poucos países do mundo hoje com capacidade de expandir significativamente sua oferta de alimentos de forma sustentável. Temos trabalhado para diversificar (a pauta de) produtos exportados", lembrou.
O outro acordo anunciado por Tereza Cristina com a Apex se destina à cooperação em assuntos relacionados à "integridade" no setor. "Esse acordo agrega à pauta internacional do agronegócio as ações de fomento à integridade e anticorrupção que empreendemos junto a empresas e cooperativas. Entre os exemplos que podemos citar estão o Cadastro Agro Íntegro e selo Mais Integridade, contou a ministra.
Estão previstos, além disso, produção de estudos sobre o tema, criação de grupos de trabalho para discussões técnicas sobre integridade, a preparação de material técnico, organização de seminários, congressos e workshops voltados a empresas privadas e cooperativas.
Contato: clarice.couto@estadao.com