Agronegócios
03/07/2019 11:50

Café: filial da illycaffè no Brasil anuncia Frederico Canepa como novo diretor geral


São Paulo, 03/07/2019 - A illycaffè Sud América, filial da torrefadora italiana illycaffè no Brasil, tem um novo diretor geral desde segunda-feira (1º). Frederico Canepa, 52 anos, assumiu o cargo, depois de diversas colaborações com a empresa nos últimos 27 anos, como consultor.

Em comunicado, a illycaffè informa que Canepa ajudou a illycaffè a montar e iniciar o projeto brasileiro de compra direta de produtores de café em 1991, tendo gerenciado pessoalmente esse sistema de fornecimento no País até 2005. É de 1991, aliás, a primeira edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, iniciativa pioneira na cafeicultura brasileira e que abriu recentemente sua 29ª edição.

Frederico Canepa também auxiliou a illycaffè na transição de compras de representantes de terceiros para a presença brasileira diretamente no mercado continental, em 2012. Criou com sucesso, para a marca italiana de chocolates Domori, um sistema latino-americano de fornecimento de cacau de alta qualidade em 2007. Combinando culturas nativas italiana e brasileira, por ter dupla nacionalidade e experiências profissionais nos dois países, ele tem amplo conhecimento organizacional e de gestão, tendo comandado importantes e bem-sucedidos empreendimentos de importação e distribuição no Brasil.

Canepa substitui Giuliana Solari, que comandou a promoção e o aumento do reconhecimento da marca illy no mercado brasileiro nos últimos anos, e agora retorna à Itália para exercer outras funções na illycaffè em Trieste. No novo cargo, o executivo responde à presidente da illycaffè Sud América, a italiana Anna Illy, que é membro do Conselho de Diretores da illycaffè. A torrefadora tem como presidente Andrea Illy e, como CEO, Massimiliano Pogliani, ambos italianos também.

A illycaffèé uma empresa familiar, fundada em Trieste, em 1933. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de cerca de 140 países. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso