São Paulo, 17/09/2019 - A falta de chuvas em áreas produtoras de soja leva à Integrada, de Londrina (PR), a adiar a semeadura da safra de soja, cujo plantio está permitido desde o último dia 10, quando terminou o vazio sanitário. "No oeste do Paraná, onde se planta mais cedo, produtores estão preocupados com esta estiagem atípica. O momento seria de plena atividade das plantadeiras, mas poucas máquinas se atreveram a sair dos galpões", disse a cooperativa em nota.
Como conta o meteorologista do Simepar Fernando Mendonça Mendes, as chuvas estão abaixo da média para este mês de setembro. Ele explica que o déficit hídrico se deve a uma menor dinâmica atmosférica - a umidade vinda do Paraguai e Centro Oeste do Brasil não chega à Região Sul. Até o fim de semana, há uma tendência de chuva fraca.
Segundo a Integrada, o cooperado e diretor vice-presidente da cooperativa, João Francisco Sanches Filho, reportou que o solo de sua propriedade, em Guaíra, está totalmente seco. Ainda assim, ele está otimista com a safra, esperando o início das chuvas. Em 2018/19, a produção foi menor por causa do clima.