Por: Leticia Pakulski
São Paulo, 01/08/2019 - A consultoria Céleres projetou aumento de 4% na área plantada com milho nas safras de verão e inverno na temporada 2019/20. Esta foi a primeira projeção divulgada pela consultoria para a nova temporada. Para a primeira safra, a expectativa é de plantio de 5,5 milhões de hectares, enquanto na safrinha a previsão é de 12,8 milhões de hectares. A área total deve totalizar 18,3 milhões de hectares.
A Céleres prevê que o Brasil deverá ter mais um recorde de produção, com 29,5 milhões de toneladas no verão e 75,6 milhões de toneladas no inverno. A produção total do País deve somar 105,0 milhões de toneladas.
"As margens de rentabilidade para 2019/20 apontam uma vantagem para o milho em relação a soja e, com isso, nossa expectativa é de que a área cultivada com milho aumente em 760 mil hectares", disse a consultoria.
A Céleres estimou ainda que a produção total de milho do Brasil alcançará um recorde de 100,5 milhões de toneladas de milho em 2018/19, após o clima ter colaborado com o desenvolvimento dos grãos de inverno e em uma parte da safra verão. "Com exportações aquecidas desde o início do ano e a continuidade do cenário externo favorável ao produto nacional, projetamos também recorde de exportação na casa de 35 milhões de toneladas", disse.
Ainda conforme a consultoria, devido à persistência das adversidades climáticas no cinturão produtor dos EUA, que tem prejudicado a safra norte-americana, a expectativa é de que o cenário favorável às exportações brasileiras se prolongue para 2019/20.
Contato: leticia.pakulski@estadao.com