Agronegócios
10/09/2020 11:00

FPA/Moreira: nós passamos por pandemia com segurança alimentar; não continuará assim


Por Clarice Couto

São Paulo, 10/09/2020 - Apesar de ter passado pela pandemia de covid-19 garantindo a oferta interna de alimentos, o Brasil pode começar a sofrer desabastecimento, disse há pouco o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), em webinar promovido pela In Press Oficina sobre competitividade e o setor de alimentos. "Nós passamos pela pandemia com segurança alimentar, mas não continuará assim. Com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que passa a olhar mais para o agronegócio, estaremos presentes em um maior número feiras agrícolas do mundo. É perceptível que deve haver desequilíbrio de mercado", alertou Moreira.

Na avaliação do deputado, o Brasil ampliará seu portfólio de exportação, hoje concentrado em oito ou nove produtos, segundo ele. "O Brasil será (ainda mais) visto como fornecedor mundial de alimentos. Haverá desajustes e não teremos capacidade de organizar nossa produção sem desabastecer o mercado interno", afirmou.

A presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Grazielle Parenti, também presente na webinar, comentou haver muito espaço para o País aumentar sua pauta de exportação, que já abrange 180 países. "O setor de carnes pode exportar mais processados e também há potencial para frutas. As empresas têm investido muito em inovação (com vistas às exportações) e para acessar mercados, o caminho é fazer parcerias com os ministérios das Agricultura e das Relações Exteriores", disse.

Contato: clarice.couto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso