Por Daniela Amorim, Mariana Durão e Vinicius Neder
Rio, 01/09/2020 - A alta no dólar e cotação de commodities ajudaram o setor externo a contribuir positivamente para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2020, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"No segundo trimestre de 2020 contra o segundo trimestre de 2019, a gente teve um desvalorização cambial de 37,5%, o que é bastante significativo", ressaltou Rebeca Palis. "E teve ainda o preço das commodities e o bom desempenho da agropecuária", completou.
A agropecuária cresceu 1,2% no período, alavancada pelos bons desempenhos nas safras de soja, arroz e café.
As exportações aumentaram 0,5% no segundo trimestre de 2020 ante o segundo trimestre de 2019, impulsionadas especialmente pela agropecuária, petróleo e derivados, e produtos alimentícios. Por outro lado, houve redução na exportação de serviços.
Já as importações diminuíram 14,9% no segundo trimestre deste ano ante o segundo trimestre do ano passado, com perdas em serviços, veículos automotores, máquinas e materiais elétricos, produtos de metal e derivados de petróleo. Rebeca lembrou que, além da valorização do dólar ante o real, a atividade econômica doméstica em retração também explica a redução nas importações.
Contatos: daniela.amorim@estadao.com; mariana.durao@estadao.com; e vinicius.neder@estadao.com