Por: Gustavo Porto
Ribeirão Preto, 10/9/2019 - A segunda Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) de laranja 2019/2020 no parque comercial citrícola de São Paulo e Minas Gerais, divulgada há pouco, apontou uma produção de 388,42 milhões de caixas (de 40,8 quilos). O volume é apenas 0,12% inferior ao total de 388,89 milhões de caixas apontado no primeiro levantamento, em 10 de maio. A produção, se confirmada, representará alta de 35,8% sobre a da safra 2018/2019, de 285,98 milhões de caixas.
Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a nova projeção ocorre em um cenário cujo clima durante os primeiros meses de 2019 apresentou chuvas significativas no cinturão citrícola, com boa umidade do solo. Porém, a partir de maio, mês em que a safra foi iniciada, as precipitações se tornaram escassas e deram lugar ao tempo mais seco.
O levantamento é feito pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) e o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal (SP). A estimativa é considerada oficial para a safra de laranja na região brasileira, principal polo mundial produtor de suco. O Fundecitrus divulgará, em 10 de dezembro, a terceira estimativa para o período.
Contato: gustavo.porto@estadao.com