São Paulo, 05/09/2019 - O presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, inauguram nesta quinta-feira (5), na sede do ministério, em Brasília (DF), o Observatório da Agropecuária Brasileira. O projeto pretende oferecer aos gestores amplo acesso a informações estratégicas para tomada de decisões e desenvolvimento de políticas públicas para o setor agropecuário, informa o ministério, em comunicado.
O Observatório funcionará em uma sala de situação interativa instalada na Secretaria de Inovação, no edifício-sede do ministério, de onde será possível fazer o cruzamento de diferentes bases de dados sobre agropecuária e que poderão ser visualizador em um painel avançado de inteligência (Business Intelligence). Conforme o ministério, o espaço tem tecnologia de ponta, 12 telas de vídeos integradas, além de recursos de interligação de dispositivos móveis, computadores e videoconferência.
O instrumento possibilitará, por exemplo, o cruzamento ágil de informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ou da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a Secretaria de Política Agrícola. Dados da Embrapa Territorial, do Plano da Agricultura de Baixo Carbono e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) também poderão ser acessados de forma integrada pelos gestores.
O Observatório foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).