Agência Minera Brasil
09/03/2024 12:30

Encontro em Fortaleza reúne distribuidoras de Gás do Nordeste






Warley Pereira



Executivos debateram contribuição que o mercado de gás pode oferecer para a transição energética no país. Eles participaram ainda de acionamento do início dos testes do projeto piloto para a mistura de biometano com o gás natural, desenvolvido numa parceria entre a CEGÁS e a GNR.



A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) recebeu nos dias 7 e 8 de março, em Fortaleza, dirigentes e colaboradores das companhias de gás da região para o Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste. O evento foi coordenado pelo presidente da CEGÁS, Miguel Nery, e contou com as presenças do secretário de Infraestrutura do Ceará, Antônio Nei, do presidente da BAHIAGÁS e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Luiz Gavazza, além do Subsecretário do Consórcio do Nordeste, Giles Azevedo.


O presidente da CEGÁS comentou que o evento teve como desafio discutir as questões principais que estão colocadas para o mercado de gás no Nordeste, com ênfase para a interiorização da distribuição do gás e a contribuição que esse mercado pode oferecer para a transição energética no país. O evento teve em sua pauta discussões sobre mecanismos de ampliação da malha de transporte de Gás Natural do Nordeste e os Corredores Azuis sustentáveis de veículos pesados a Gás Natural.

O secretário de Infraestrutura, Antônio Nei, ressaltou o papel da CEGÁS na distribuição de um insumo que é fundamental para a gestão energética do Estado. Nei ressaltou ainda o fato de que cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS ser composto por biometano produzido a partir dos resíduos sólidos do aterro sanitário de Caucaia.

Giles Azevedo, subsecretário do Consórcio dos Governadores no Nordeste, e Jailson Galvão, presidente da PBGAS e coordenador do Comitê de Petróleo e Gás da Câmara Temática de Energias do Consórcio Nordeste, falaram sobre a expectativa positiva que os Estados nordestinos têm sobre os temas discutidos no encontro, citando as contribuições que as companhias de gás têm dado para gestão energética da região.

Os dirigentes das companhias de gás participaram ainda do acionamento do início dos testes do projeto-piloto para a mistura de biometano com o gás natural, desenvolvido numa parceria entre a CEGÁS e a GNR Fortaleza, na sede da GNR, em Caucaia.



A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da WP Comunicação LTDA
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso